Técnico em Secretariado - EAD

Técnico em Secretariado - EAD

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Sinopse

O Técnico em Secretariado por ser o profissional responsável por organizar a rotina diária e mensal da diretoria, para o cumprimento dos compromissos agendados se relaciona com toda área administrativa.

O curso foi autorizado, a nível nacional, pela Secretária de Educação do Rio Grande do Norte através da Portaria SEI nº 341– SEEC/GS. Sendo assim, ao concluir o curso e ser aprovado, o aluno receberá um certificado autorizado pelo MEC com validade nacional.

Carga Horária

O Curso Técnico em Secretariado possui 960 horas de carga horária.

Prazo para conclusão do curso: de 6 a 18 meses.

Profissão

Um Técnico em Secretariado controla:

  • A rotina diária e mensal da chefia ou direção para o cumprimento dos compromissos agendados.
  • Estabelece os canais de comunicação da chefia ou direção com interlocutores, internos e externos, em língua nacional e estrangeira.
  • Organiza tarefas relacionadas com o expediente geral do secretariado da chefia ou direção.
  • Controla e arquiva documentos.
  • Preenche e confere documentação de apoio à gestão organizacional.
  • Utiliza aplicativos e a internet na elaboração, organização e pesquisa de informação.


Mercado de Trabalho

O profissional formado em Secretariado é bastante versátil e pode atuar em vários setores da economia, como Instituições públicas, privadas e do terceiro setor, Indústrias e comércio, etc.

Essa versatilidade faz com que o mercado de trabalho para secretários seja amplo. Existem oportunidades de emprego para este profissional em todas as regiões do país e em todos os tipos e tamanhos de empresas. As áreas que concentram o maior número de vagas são os grandes centros urbanos e regiões com grande concentração de indústrias.

Ocupações CBO associadas

351505 - Técnico em secretariado.

 Normas associadas ao exercício profissional
Lei no 7377/1985. Lei no 9.261/1996.

Conteúdo

Módulo I - Saída Intermediária: Auxiliar Administrativo

  • Cenários e Modalidades EAD
  • Introdução a Informática
  • Introdução a Libras
  • Comportamento Organizacional
  • Ética nas Organizações
  • Contabilidade Geral
  • Fundamentos da Economia
  • Tópicos especiais em Técnicas de Secretariado
  • Fundamentos do Texto em Língua Portuguesa
  • Treinamento e Desenvolvimento

 

Módulo II - Saída Intermediária: Recepcionista e Assistente de Escritório

  • Fundamentos do texto em Língua Inglesa
  • Compreensão de textos em Língua espanhola
  • Redação Oficial e Empresarial
  • Técnicas Secretariais: Admnistração de Escritório
  • Técnicas Secretariais: Interculturalidade
  • Técnicas Secretariais: Arquivística
  • Legislação Empresarial
  • Empreendedorismo
  • TCC
  •  Estágio: 160h

Estágio

Para obter o diploma e o registro técnico, é preciso realizar o estágio profissional ou realizar o trabalho de conclusão de curso (TCC). Obs.: Caso possua experiência profissional na área igual ou superior ao tempo de estágio exigido, não será necessário o cumprimento do estágio obrigatório.

Metodologia de Ensino

O aluno estudará pelo portal AVA – (Ambiente Virtual de Aprendizagem), sendo disponibilizados materiais acadêmicos como: video-aulas, apostilas, artigos, biblioteca digital. Ao final do módulo o aluno realizará avaliações “online” de forma presencial no Polo de apoio escolhido no ato da matrícula. Cada módulo é estudado no prazo de 6 meses, podendo ser estudado de forma livre, dessa forma o aluno poderá flexibilizar o seu cronograma de estudos. No AVA o aluno terá disponível o atendimento ao aluno para solicitação de serviços como: requerimento de declarações, histórico, estágio, matriz curricular e outras solicitações em geral, todos por abertura de chamados devidamente protocolado e respondidos dentro de 48 horas. Possuirá também acesso diretamente aos professores devidamente qualificados e preparados para sanar dúvidas com relação ao conteúdo e atividades, respostas no prazo de até 48 horas. Após a conclusão de todas as atividades online, presenciais e atingimento da média satisfatória para aprovação de 6.0, estará apto para solicitar e requerer o seu diploma.

Tutoria

Durante todo o curso o aluno poderá sanar suas dúvidas e terá um acompanhamento do tutor pelo seu portal do aluno, com um tempo de resposta máximo de 48 horas. Além da tutoria também é disponibilizado um canal de contato telefônico gratuito (0800) para suporte técnico. O tutor é o profissional que acompanha como mediador o seu processo de ensino e aprendizagem, com o objetivo de promover momentos de interação e colaboração que favoreçam a construção do conhecimento. Este profissional é responsável pela administração do fluxo de informações, tanto as originadas do conteúdo da disciplina quanto dos alunos. Dentre suas atribuições, destacam-se: · Apoiar os alunos na Sala de aula AVA on-line e responder às mensagens; · Acompanhar e orientar os alunos durante o desenvolvimento das atividades de cada disciplina; · Identificar os problemas de aprendizagem individuais e coletivos nos grupos que orienta e intervir adequadamente; · Buscar informações e questões destinadas à melhoria do processo de ensino e aprendizagem; · Auxiliar na elaboração do Trabalho de Conclusão de Curso (TCC); · Para conhecer o seu tutor, acesse o AVA e visualize os dados de contato do mesmo.