O profissional Técnico em Secretaria Escolar atua com a administração da escola, dos recursos e espaços do ambiente escolar, ajuda a mediar e conduzir a comunidade escolar e também é responsável por gerir as novas tecnologias do seu local de trabalho. Ele atua diretamente com o projeto pedagógico do ambiente educacional.
O curso técnico em Secretaria Escolar qualifica o profissional para trabalhar em escolas públicas e privadas, centros de formação profissional, centros de capacitação de pessoal, órgãos de sistemas e redes de ensino.
O curso foi autorizado, a nível nacional, pela Secretária de Educação do Rio Grande do Norte através da Portaria SEI nº 337 – SEEC/GS. Sendo assim, ao concluir o curso e ser aprovado, o aluno receberá um certificado autorizado pelo MEC com validade nacional.
O Curso Técnico em Secretaria Escolar possui 1440 horas de carga horária.
Prazo para conclusão do curso: de 6 a 18 meses.
O aluno formado no curso técnico em Secretaria Escolar será responsável por diversas atividades no ambiente escolar, assim podemos destacar: atendimento ao público, a organização de documentos, serviços administrativos, matrículas, planos de ensino, assessoria em reuniões, planejamento geral, acompanhamento e participação de todas as decisões tomadas pelo corpo diretor, entre tantas outras atividades essenciais para o funcionamento de uma instituição de ensino.
As principais funções que um técnico em Secretaria Escolar desempenha são:
Módulo I
Saída Intermediária: Qualificação Profissional de Auxiliar Administrativo
Módulo II
Saída Intermediária: Qualificação Profissional de Auxiliar de Secretaria Escolar
- Ter concluído o Ensino Médio (ou estar cursando o 3º ano do Ensino Médio).
- Documentação necessária que deverá ser apresentada:
=> Documentos pessoais digitalizados (RG, CPF);
=> Histórico Escolar;
=> Certificado de Conclusão do Ensino Médio e/ou declaração que está cursando o 3º ano do Ensino Médio;